Quem sou eu

Minha foto
Caros amigos,o objetivo do Blog é compartilhar informações, opiniões e experiências sobre escaladas e divulgar o incrível potencial que a região de Nova Friburgo possui para a prática desse esporte. Disfrutem, deixem comentários e compartilhem sempre que quiserem suas aventuras pelo mundo afora! Sejam sempre muito bem-vindos! Um forte abraço e boas escaladas!!!

PARCEIROS

PARCEIROS
ANUNCIE NO BLOG

Serviços de guia de escaladas e caminhadas em NF.

Serviços de guia de escaladas e caminhadas em NF.
Serviços de guia de escaladas e caminhadas em NF

terça-feira, 14 de abril de 2015

PICO DO SÃO LOURENÇO - 1.754 m. GANHA TRILHA ATÉ SEU CUME.





























Pico do SÃO LOURENÇO visto do vale que dá acesso à sua caminhada.

Esta foi uma das melhores notícias que tivemos este mês: a abertura da primeira trilha para o Pico do São Lourenço. Seu cume, tido como inédito ou virgem, foi alcançado por Rosalvo no mês passado. Até então, primeira pessoa a atingir o ponto alto, pelo menos até o momento foi o único registro de alguém que tenha subido esta montanha.. Se alguém já tivera realizado este feito não registrou e no cume não tinha nenhum vestígio ou rastro que pudesse dar algum indicio que outra pessoa estivera ali antes.
Rosalvo abriu a trilha para o cume sozinho, por uma encosta muito em pé e ainda com uma vegetação muito frágil mas bem sinalizada. Depois desta  investida outros montanhistas chegaram ao seu cume como o fotógrafo Varela e o montanhista Felipe de Assis. Este último foi nosso guia na quarta investida ao cume desta montanha de acesso mais distante e ainda novo para todos. Fomos com uma missão  de colocar uma corda no final da trilha onde fica muito em pé e com uma vegetação super delicada e frágil . A corda vai evitar a degradação deste trecho até que se faça um caminho alternativo. Colocamos também um grampo e pretendemos voltar para colocar mais um e uma corrente, caso não consigamos achar um caminho alternativo.







Galera toda reunia no inicio da trilha.

Para aqueles que pretendem fazer esta caminhada aqui vai algumas dicas super importantes para mantermos o acesso ao pico aberto aos montanhistas.

1- Como chegar.  O Pico do São Loureço fica entre o Pico do Caledônia  e o Bairro de Cardinot.  Para chegar ao início da trilha é super fácil, basta pegar a rodovia RJ 130 - Friburgo Teresópolis e assim que chegar a entrada para o Bairro de Cardinot, vire a esquerda e siga até o campo de futebol. Chegando lá, vire a direita, mantendo esta direção até o final do asfalto e siga pela esquerda continuando subindo pela estrada de chão até o final, chegando no último sítio o de Sr. Erick.   

2- Como estacionar. Lembre-se: o local é particular e exige uma autorização para estacionar o carro e ingressar na trilha uma vez que não há um estacionamento especifico para visitantes. Então, evite grupos grandes, vá no máximo em 2 carros. Antes de estacionar vá até a casa do Sr. Erick e peça autorização a ele ou sua esposa e caso seja negado não force uma barra, vá embora e procure outra montanha pois isto é o que não falta em Nova Friburgo e a situação do proprietário já esta delicada devido aos carros estacionados e som alto.

3- Horário.  Evite chegar muito cedo ao sitio do Sr Erick, de preferencia para chegar depois das 8 ou 9 horas um horário que os proprietários já estejam acordados evitando gritos, incômodos acordando os mesmos para solicitar uma permissão para estacionar.

4- A trilha. Ela começa logo após a casa do Sr Erick é a mesma usada pelos motociclistas e mountainbikes, subindo sempre em direção a montanha pelo vale principal em 20 ou 30 minutos chega a primeira bifurcação onde a trilha se divide para direita onde vai para a Cascatinha São Lourenço e pela esquerda continua subindo em direção a montanha, mais alguns minutos chega-se a laje de pedra onde tem uma bica e escore um riacho a trilha para a subida do Pico do São Lourenço começa neste ponto.



O Pico do São Lourenço visto da trilha antes da primeira bifurcação.

Subindo a direita na laje de pedra por uma trilha bem demarcada com fitas vermelhas e indicações nas árvores, mais alguns minutos chega-se ao primeiro mirante onde já da pra ver o vale e algumas montanhas de Friburgo, em seguida chega-se a parte mais vertical da trilha onde foi colocada uma corda e um grampo para evitar a degradação da trilha e tornar o lance mais seguro até que se faça um caminho alternativo, dali por diante é só seguir a trilha sempre pela direita beirando a rocha e vencendo alguns trepa pedras mais uma trilha pequena e se chega ao cume com uma vista super diferente das montanhas de Friburgo, foram abertos dois miradouros um para o vale do centro da cidade e outro para o vale dos Três Picos, todo o percusso leva cerca de 2 horas.


Galera toda reunida na laje de pedra o último ponto de coleta de água e onde começa a trilha para a subida do São Lourenço.

Nesta quarta expedição ao cume do S.L foram os montanhistas Felipe de Assis, Nayguel de Carvalho, Leonardo Amorim, Douglas Limberger, Claudio Tardin e José Augusto Mattos Zezinho.



O pico visto da laje de pedra.


Vista do primeiro mirante antes da parte mais vertical onde foi colocada a corda. Em destaque os Picos da Pirâmide, Von Veigl, Catarina Pai e a Pedra do Imperador a direita.


Todo o vale que atravessamos e subimos até chegar ao cume.


Léo no cume do Pico do São Lourenço 1.754 m.

Vista do cume para o vale do centro da cidade de Nova Friburgo com o Caledônia a direita e a esquerda as outras montanhas que formam a cadeia de montanhas do centro.

Léo, Zezinho, Nayguel e Felipe no cume do SL.

Zezinho descendo do cume na face virada para o bairro do Cardinot.



Léo batendo o grampo para fixar a corda que foi doada pelo CEF Centro Excursionista Friburguense.

A rocha era bem arenítica ou melhor um granito podre foi necessário desbastar bastante a primeira camada até chegar numa rocha menos pior para fixar o grampo que aparentemente esta bom mas vamos colocar um outro grampo mais abaixo e trocar a corda por uma corrente. 

Felipe Mestre no lance onde foi fixado a corda para evitar a degradação da trilha e dar mais segurança ao lance que é bem em pé.

Galera já de volta a laje de pedra.

Léo na trilha com o Pico do São Lourenço ao fundo.


O Pico do São Lourenço visto do final da trilha.