Quem sou eu

Minha foto
Caros amigos,o objetivo do Blog é compartilhar informações, opiniões e experiências sobre escaladas e divulgar o incrível potencial que a região de Nova Friburgo possui para a prática desse esporte. Disfrutem, deixem comentários e compartilhem sempre que quiserem suas aventuras pelo mundo afora! Sejam sempre muito bem-vindos! Um forte abraço e boas escaladas!!!

PARCEIROS

PARCEIROS
ANUNCIE NO BLOG

Serviços de guia de escaladas e caminhadas em NF.

Serviços de guia de escaladas e caminhadas em NF.
Serviços de guia de escaladas e caminhadas em NF

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Desertores - Pedra Aguda - Bom Jardim - RJ.



Galera o Pedrinho me enviou mais um croqui da Pedra  Aguda em Bom Jardim, fica aqui mais uma vez o nosso agradecimento  pela colaboração com o nosso blog, e sepre que quiserem divulgar alguma coisa relacionada a escaladas fiquem a vontade AQUELE ABRAÇO LÉO.

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

URUGUAI SUAS ESCALADAS E PRAIAS.




A bandeira de nossos hermanos Uruguaios.

Olá !!! Um feliz 2013 para todos, e este ano promete boas escaladas! Bom pelo menos foi o que eu pensei para a primeira trip do ano, só que algumas surpresas estavam guardadas, mas também o ano só está começando. Recebi um convite irrecusável de minha esposa que queria conhecer o nosso menor vizinho do MercoSul, o Uruguai . 

 
Praia de Pocitos, às margens do Rio da Prata - Montevideo - Uruguai.

A princípio, fiquei pensando:  "Bom, sei que esta viagem não tem o foco na escalada,  até porque eu nunca tinha ouvido falar de algum pico de escalada no Uruguai, mas sendo um escalador pensei logo em aproveitar uns dias para conhecer alguma coisa por lá, mas sabia que minha esposa iria reclamar um pouco e depois ia entender que uns dias a menos de praias e badalação não iam fazer mal algum.



Léo com o Rio da Prata ao fundo em Parque Rodó - Montevideo.

Primeira parte acertada com a patroa,  parti para a segunda parte: procurar informações sobre as escaladas no Uruguai. Recorri ao google como qualquer pessoa normal e logo vieram as primeiras informações e únicas. Consegui quatro artigos de escaladas, um no portal Altamontanha.com, blog do Pedrohauck.net, blog da Eliza Tratz e no blog Escaladasnosul. Todos estes estão com os Links disponíveis no nosso blog na sessão de sites e blogs de escaladas para maiores informações .
  


Pedreira do Parque Rodó - Uruguai.

Através do Altamontanha fiquei sabendo de uma escalada do alpinista Pedro hauck, no Uruguai em um pico chamado Cerro de Los Cuervos, na cidade de Minas, como sabia que o Pedro tinha um blog e também mantinha o porta Rumos, fui em busca de mais informações e fiquei sabendo que o pico contava com algumas vias esportivas e tradicionais, mas com no máximo 60 ou 80 metros de altura, e com um número exagerado de chapeletas e paradas com até cinco chapas. 



Pedreira em Montevideo.

Nesta trip o Pedro foi acompanhado pelas escaladoras Carla e Elisa Tratz, esta última mantém um blog de escalada onde foi possível encontrar mais umas informações sobre o camping e da balsa usada para atravessar a laguna de los Cuervos e também sobre escaladas em Montevidéu. Por último,  li um artigo no blog Escaladasnosul, onde em um relato sobre a abertura de duas vias no Cerro Arequita, que fica ao lado do Cerro de los Cuervos, este muito bom.   Os caras davam vários betas, croquis e também falam sobre os problemas para conseguir a permissão para se escalar nesta montanha. 



Cerro e Laguna de Los Cuervos  na cidade de Minas - Uruguai.

Bom, terminada mais uma quinzena na DPI, eu não pensava em outra coisa a não ser arrumar minha mochila e vazar para o Uruguai. Já com tudo no esquema,  parti bem cedo para o Rio de Janeiro, e às 7:30 do dia 19 de janeiro já estava voando com minha gata para Porto Alegre, e de lá para Montevidéu.


Cerro Arequita, cidade de Minas - Uruguai.

Assim que cheguamos na capital do Uruguai, ficamos impressionados como era organizada e bonita. A cidade fica a beira do famoso Rio da Prata, e é muito louco a paisagem,   na verdade parece um grande oceano marrom com belas praias mas na verdade é um rio enorme.

Cidade de Piriápolis, vista do quebra mar - Uruguai.


  E então, pulando toda aquela parte chata de nossa viagem que não interessa a ninguém vamos falar das escaladas.  Logo quando cheguei fui ao Parque Rodó, onde havia lido em um artigo que tinha várias vias esportivas mas que eram baixas, como já estava a quase dois meses sem escalar não via a hora de sujar a mão de magnésio e fazer uma forcinha .



Cerro Pan de Azúcar, cidade de Piriápolis - Uruguai.

O parque é bem fácil de achar pois é muito famoso em Montevidéu. Para encontrar a pedreira, assim que chegar ao parque, tem que ir em direção ao lago, uma vez lá, é só diversão. 
 Logo quando eu cheguei fiquei meio bolado com a quantidade de chapeletas que tem na pedreira,  em alguns casos não dá nem pra saber de qual via pertence a chapa, e é claro, várias colocadas sem noção mas pelo menos todas as paradas são duplas e com argolas ou malhas para rapelar.




Boulders no Cerro Pan de Azúcar. 

E como eu já estava esperando,  as paredes eram baixas mesmo,  acho que a maior tinha 10 ou 11 metros com 5 ou 6 chapas. Como estava na seca de escalar, tava valendo! Fiz umas quatro vias esportivas antes da noite cair, às 21h30min, pois no Uruguai só escurece esta hora, duas delas bem maneiras,  em uma aresta e uma parede vermelha pipocada de agarras .


Nós quase no cume e a famosa cruz do Cerro Pan de Azúcar ao fundo.

Como não tinha mais informações e nenhum contato de escalador no Uruguai, parti para cidade de Minas, para tentar escalar os Cerros Arequita e de Los Cuervos. De Montevidéu para a cidade de Minas leva-se cerca de duas horas de ônibus, a cidade fica no interior do Uruguai, na parte rural do país. Assim que cheguei arrumei minha mochila com minhas parafernalhas de escaladas e fui para a Laguna de Los Cuervos onde encontrava-se os dois cerros que são apontados como os melhores para a prática de escalada no país.


Escadas no interior da cruz no cume do Cerro Pan de Azúcar - Uruguai.

Levei cerca de vinte minutos de táxi    para chegar à laguna mas também tem a opção de ir de ônibus e soltar na estrada de chão que dá acesso aos cerros  caminhando aproximadamente  três km e meio até o cerro de Los Cuervos que fica mais distante que o Arequita. Assim que cheguei no camping fui recepcionado pelo dono e tive uma notícia desanimadora:  O cara estava falando que estava proibido escalar no cerro e que tinha até retirado a balsa  para fazer a travessia do rio até a margem onde ficam as paredes de escaladas do Cerro de los Cuervos.



Nós ao lado esquerdo da cruz do Cerro Pan de Azúcar, o ponto culminante da montanha.

Ainda falou que sem a autorização de um tal de Pablo ninguém poderia escalar lá. Nem precisa falar o quanto eu fiquei puto com esta história. Um cara que abre umas vias em uma montanha e depois quer que todo mundo peça autorização à ele para escalar ou só pode se for com ele de guia...não dá para entender um pensamento tão medíocre e atrasado! 


Léo no cume do cerro Pan de Azúcar em Piriápolis - Uruguai 2013.

 Como não estava afim de me estressar,  dei meia volta e fui ao Cerro Arequita onde o proprietário do local também não estava deixando escalar por causa de um musgo que tem na rocha,   dá pra acreditar????  Como estava com minha esposa e não quis forçar uma barra e furar o local para tentar achar umas vias mais escondidas e correr o risco de agravar ainda mais a situação da escalada na região que já está delicada e começando a ser desenvolvida erroneamente,  parti para a cidade de Piriápolis.




Léo fazendo um dos inúmeros Boulders do Cerro Pan de Azúcar.

De Minas para a cidade de Piriápolis leva-se cerca de uma hora de ônibus e antes de chegar à cidade pode-se avistar algumas montanhas e uma em especial destacava-se no horizonte com uma cruz enorme no seu topo, era impressionante,  a cru,z mesmo de longe, dava para ver que ela era enorme, só após chegar à cidade, fiquei sabendo que tratava-se do Cerro Pan de Azúcar .


Boulder "La Travessia", Cerro Pan de Azúcar - Uruguai.

 A montanha parecia muito interressante com umas paredes de uns 80 ou quem sabe 100 metros e uma mais baixa com umas paredes negativas para abertura de vias esportivas e vários campos de bouders, nem podia acreditar que estava vendo aquilo depois do estresse na cidade de Minas.


Léo no Boulder "Brasil" - Piriápolis - Uruguai.

Assim que cheguei em Piriápolis, desfiz as malas,  arrumei uma mochilinha com água sapatilha e uns saquinhos de magnésio para explorar os campos de boulders do cerro e fazer a caminhada até a cruz, no cume da montanha. E lá fomos nós!!!
 Piriápolis é uma cidade ótima para os turistas,  com quiosques de informações turística no terminal e outro na praia. A cidade é toda com casas sem grades ou muros,  apenas com jardins gramados e belas árvores nas ruas.


    Léo em um dos clássicos do Cerro Pan de Azúcar, o boulder "La Bolota" V4.

Pegamos um ônibus para chegar ao Cerro Pan de Azúcar que fica a 15 minutos de Piriápolis, como havia passado antes no centro de informações turísticas fui informado que a subida para a cruz no topo do cerro era bem tranquila e bem definida, na verdade quando cheguei na entrada do cerro Pan de Azúcar, que pude perceber que tratava-se de um parque que estava meio desativado. No local funciona um restaurante e umas pequenas lojas de artesanato.  




"La Bolota" - Piriápolis - Uruguai.
Fiquei sabendo que hoje em dia o pequeno zoológico estava meio abandonado com poucos animais da fauna local como veados, avestruzes, entre outros. É um lugar para fazer picnic e caminhar mas na minha mente eu só pensava nos boulders que havia visto da estrada. Fomos subindo a trilha que é bem arborizada e logo fui me deparando com os primeiros boulders e minhas expectativas iam se confirmando, o local é mesmo excelente para a prática de escalada em rocha.




 
Cerro Pan de Azúcar - Piriápolis - Uruguai.


Como o tempo não estava muito bom, resolvi dar um gás na caminhada para chegar logo na enorme cruz que a cada passo ficava cada vez maior, e entre um campo de boulder e outro chegamos no cume do cerro após uma hora de caminhada. A vista do cume era alucinante com um grande oceano azul à frente e as planícies do Uruguai, do outro lado, também dava para ver a famosa cidade de Punta Del Este, realmente é uma ponta de terra que se estende para dentro do oceano. 

 
Léo em " La Quilha" - Cerro Pan de Azúcar - Uruguai.

Logo quando cheguei no cume fiquei ainda mais impressionado com o tamanho da cruz, e uma surpresa muito interessante aconteceu, tinha uma escada em formato de caracol dentro da cruz onde podia-se chegar nos dois braços dela, onde a vista era mesmo de tirar o fôlego. Realmente achei aquilo muito interessante e novamente o turismo de Piriápolis, estava de parabéns.
  


 Boulder La Quilha - Uruguai.


Depois de tiradas muitas fotos, resolvi voltar meu foco para os campos de boulders que havia avistado na subida e é claro já tinha alguns em mente que havia analisando durante a subida. Explorei alguns no cume mas bem tranquilos e conforme ia descendo a montanha os blocos iam aparecendo.  O primeiro que encadenei foi o Boulder “Brasil” V2 como foi o primeiro, quis homenagear nossa nação, o boulder não era muito difícil mas bem maneiro, em seguida subi um bloco enorme com um crux no final onde dei uma adrenada na passada do crux, devia dar uns 7 ou 8 metros e apelidei de “ No Kaya” V3.


" La Quilha" Piriápolis - Uruguai.


Conforme ia descendo com mais calma fui descobrindo outros blocos que não havia visto na subida e a diversão só aumentando, encontrei um setor com um bloco negativo com uma aresta maneiríssima e um outro bloco mais baixo mas com uma travessia enorme de uns 10 metros para a direita e apelidei de “ La Travessia” V3.
  

Final de tarde na praia de Piriápolis - Uruguai.

Descendo mais um pouco parei em um dos boulders que certamente será o clássico do pico o “La Bolota” como o nome já diz, o boulder é literalmente uma bola perfeita com algumas agarras bem parecidas com as de muros indoor, parecem que foram coladas ali na bola, este acho que foi o mais difícil e técnico que abri no cerro na casa de V4.



Cacau no monumento  "La Mano" cidade de Punta Del Este, Praia Brava - Uruguai.

Como o tempo estava péssimo e a esta altura com uma chuva negra e raios a menos de alguns kms fui tentar um dos primeiros boulders que vi no inicio da trilha que lembrava uma quilha de navio e o mesmo foi apelidado de “La Quilha” V3.



Pedreira do Parque Rodó - Montevidéo.

Queria ter tentado um outro ainda no zoológico que estava dentro de uma espécie de jaula acho que de macacos, este era bem bonito mas quando acabei de fazer o La Quilha, a chuva chegou com tudo e não deu para fazer mais nada. Estava realmente muito feliz por ter descoberto um pico tão alucinante em outro país e que com certeza vamos ouvir falar bastante quando o assunto for escaladas no Uruguai, lembrando que ainda não há nenhuma via em suas paredes.


Léo em uma das maiores vias da pedreira do Parque Rodó.


Mas tranquilo depois da ida ao cerro Pan de Azúcar, aproveitei para curtir as praias de Piriápolis e de Punta Del Este. Fui conhecer a praia Brava, onde ficava o famoso monumento de “La Mano” um cartão postal do Uruguai, e após mais uns dias em Piriápolis, voltamos para Montevidéu, e antes de voltarmos para o Brasil, dei mais uma passada na pedreira do parque Rodó.



Léo finalizando uma via na cassa de 6c.


Durante todo o tempo que fiquei escalando tinha uns caras que ficaram me olhando e quando estava indo embora os caras começaram a se equipar e pude perceber que eram escaladores locais fui até eles para trocar uma ideia e perguntar sobre a situação da escalada nos cerros de Los Cuervos e Arequita.


Escalando mais uma via na pedreira do Parque Rodó.

Um dos caras me falou que realmente tem que ter permissão para escalar nestes cerros mas que tinha uns setores que não precisava de permissão e também não precisava da balssa, porque tem uma parte do rio que ele fica raso e da para atravessar sobre as pedras e que no Arequita, onde tem uma porteira no inicio da estrada de terra deve-se entrar ali e seguir a trilha até a pedra que vai achar umas vias em móvel e outras equipadas.



Via na casa do 5+ em Montevidéu Parque Rodó.


Ele me falou que até para escalar na pedreira tem que ter permissão, falei que o guarda assim que cheguei para escalar havia me perguntado se eu era do grupo do Pablo, e eu malandramente não querendo mais problemas para fazer meu esporte falei que era e o guarda não me apurrinhou mais.























Léo finalizando mais uma cadena.

Ele me falou que conhecia o Pablo, e que o cara realmente reprime a escalada no Uruguai, para quem é de fora, na real o que eu entendi foi que os caras abrem as vias com um objetivo de fazer um trabalho social com deficientes e por isso a quantidade exagerada de chapeletas mas na verdade eles querem é lucrar com as rotas de escaladas cobrando para guiar turistas e tentar controlar os acessos.


Dando um Rilex antes de fazer mais uma forcinha na pedreira.

Os caras esquecem que tem muitos praticantes que são profissionais e não precisam de guias, só querem chegar no pico para escalar e se divertir, e outra, acho que eles ganhariam muito mais organizando a coisa pois só tem a ganhar com a troca de experiência com escaladores de outros países mais experientes e assim fortalecendo a ética, o turismo de aventura, o acesso as montanhas e as  informações sobre os picos de escalada no Uruguai,.


Escalando uma via de 6b no parque Rodó - Uruguai.
  Galera, sei que alguns não irão concordar com este texto mais foi realmente o que rolou e de onde tirei o meu ponto de vista sobre as escaladas na terra onde se fuma e toma um mate o tempo todo.

Pedreira em Montevidéu.

Um grande abraço e ótimas escaladas neste carnaval.


Mais uma via encadenada no Uruguai.