Quem sou eu

Minha foto
Caros amigos,o objetivo do Blog é compartilhar informações, opiniões e experiências sobre escaladas e divulgar o incrível potencial que a região de Nova Friburgo possui para a prática desse esporte. Disfrutem, deixem comentários e compartilhem sempre que quiserem suas aventuras pelo mundo afora! Sejam sempre muito bem-vindos! Um forte abraço e boas escaladas!!!

PARCEIROS

PARCEIROS
ANUNCIE NO BLOG

Serviços de guia de escaladas e caminhadas em NF.

Serviços de guia de escaladas e caminhadas em NF.
Serviços de guia de escaladas e caminhadas em NF

sexta-feira, 29 de março de 2013

Escalada e Croqui Atualizado da Via Tradicional do Cão Sentado - NF.

Léo e Nayguel no mirante do Cão Sentado Parque de Furnas - Nova Friburgo - RJ.
 

Olá galera do Climb! Gostaria de falar que nestes dias de mau tempo e chuva na nossa região serrana do Rio, não da para escalar certo? ERRADO! A nossa cidade de Nova Friburgo, tem um dos melhores lugares para escalar nestes dias chuvosos e de mau tempo estou me referindo ao Parque de Furnas, quem nunca ouviu falar neste parque  onde encontra-se a famosa pedra do cão sentado símbolo da cidade de Friburgo , está na hora de visitar o pico.
 
 
    Pedra do Cão Sentado 1.111 metros de altitude  - Nova Friburgo.


 Bom no parque existem cerda de 55 vias de todos os gostos e estilos, e muitas delas em paredes que não molham mesmo nos dias mais chuvosos é possível escalar e muito. Não tivemos outra saída a não ser ir pras Furnas, matar a secura de escalar mesmo com um tempo horrível.



 
CROQUI ATUALIZADO DA VIA TRADICIONAL DO CÃO SENTADO III A-0 E1 D1 (70 m).
 

Coloquei uma pilha no meu mais novo parceiro de aventuras Nayguel, para tentarmos  escalar umas vias nas Furnas, e se a parede da via Tradicional do Cão Sentado, estiver  seca poderíamos tentar escalar o Cão pois estava precisando fazer o croqui da mesma para postar no blog, pois havia feito uma pesquisa para encontrar algo sobre esta via e só achei em um blog que não vou falar o nome um croqui antigo, desatualizado e mal feito desta face do Cão Sentado.
 
Léo no início da via Tradicional do Cão Sentado.
 

Partimos às 11:00 pro Parque e quando chegamos na caminhada já ficamos preocupados pois estava quase tudo molhado mas fomos subindo até o Mirante do Cão Sentado, e de lá a via não parecia estar muito molhada e ficamos mais tranquilos. Tocamos para a base e quando chegamos pudemos ver que a via estava úmida mas seca e o tempo nao dava mais sinais de chuva pelo menos por enquanto.
Nayguel na basse da via Tradicional do Cão Sentado.
 
 
Nayguel estava empolgado pois nunca tinha subido o Cão Sentado, que apesar de ter um acesso fácil pela via Tradicional e apenas 70 metros de altura, é uma das escaladas mais maneiras e visuais de Friburgo, pois a pedra é um lindo pilar de rocha em forma de um Cão sentado como já diz o nome.

 
 
Léo terminando o artificial A-0 da via tradicional do Cão Sentado.
 
 
Sacamos os equipos e antes de começar a subir fui fazendo um rascunho de um croqui para mais tarde atualizar no blog a pasta de Furnas, com um croqui que passa-se todas as informações desta face do Cão onde tem a maior concentração de rotas e variantes para chegar no cume.

 
 O famoso grampo " Pé de Galinha" colocado após a  conquista do Cão Sentado em 1956.
 

Na verdade a escalada é super fácil  graduada em III A-0 E1 D1 (70 m). E é a via mais usada para atingir o cume que foi atingido pela primeira vez em 1956 pelo o escalador Friburgense Hermano Fontão,  e se tornou um marco na escalada Friburguense.

 
Nayguel na travecia da raiz.
 

Avia começa com um lance fácil para pegar o primeiro grampo do artificial A-0 que fui subindo sem problemas e rapidamente e quando vi já estava dando de cara novamente com mais uma relíquia da decada de 50, um grampo “Pé de Galinha”, colocado após a conquista de  Hermano Fontão .

 
Léo e Nayguel no ombro do Cão Sentado.
 

Em seguida tem mais um lance em livre tranquilo para pegar uma Raiz que a cada ano está diminuindo eu me lembro bem quando subi o Cão pela Primeira vez em 1993 que ela era bem maior e mais forte eu também ouvi do Hermano Fontão, que na época da conquista de 1953 esta mesma raiz ia quase até a base da pedra, por isso peço muito cuidado sempre que passarem por ela.

 
 Léo no pescoço do Cão Sentado.
 

Após passar pela raiz e dominar o platô a via fica mais vertical e com uma sequencias de boas agarras  até a primeira parada em um ótimo platô com uma parada dupla, onde recolhi Nayguel , para evitar um atrito na corda pois na próxima enfiada a rota faz um zig e zag até o cume. 
 
 

A Variante do Rosto e Léo no cume do Cão Sentado.
 

 Tudo no esquema continuei subindo em diagonal para a direita onde também tem uma chapeleta caseira bem antiga que não tenho certeza se é da conquista original mas é bem velha mais a frente esta o ombro do cão e o pescoço neste ponto optei  por fazer a Variante do Rosto ao invés de segui pela via tradicional que termina com uma escalaminhada até o cume.

 
 
Nayguel com a urna do livro de cume e todo feliz por pisar no cume do cão pela primeira vez.
 

É sempre bom estar ali naquele pequeno cume novamente sentindo aquele vento que de imediato nos faz lembra de muitas aventuras e o sorriso de pessoas que tive o prazer de levar pela primeira vez a esta montanha, para mim isto é sempre uma benção poder dividir aquela vista maravilhosa com alguém.
Léo e Nayguel no cume do Cão Sentado.
 

Nayguel já estava eufórico e antes mesmo de eu retesar toda a corda ele já foi subindo pelo pescoço e entrando na variante do rosto e em fim o cume. Estávamos os dois na orelha do Cão Sentado, Nayguel rapidamente pegou a urna para sacar uma foto e assinar o livro e contar um pouco sobre sua primeira subida ao Cão.
 
Léo na via de rapel do Cão Sentado.  
 
Sacamos mais umas fotos e fomos rapelar pela via de rapel que fica na direção oposta do cume equipada com dois grampos tendo que parar em um platô com um grampo do antigo cabo de aço da travessia do Pico do Charuto pro Cão, e em seguida descer pela direita até a P-1 da via Tradicional finalizando com mais um rapel até a base.
 

Nayguel no último rapel da via Tradicional do Cão Sentado.
 
Bom galera como havia fala antes é sempre bom escalar o Cão Sentado seja pela via Tradicional ou pelas outras faces e para facilitar a orientação neste setor do parque estou disponibilizando um croqui desta face do Cão com o traçado da via tradicional  e indico as outras  rotas mas em breve  publicarei um croqui do Cão com todas as suas rotas até lá !! boas escaladas, e vamos escalar nas Furnas.

 
 
 
 

Um comentário:

  1. Gostei do relato e das fotos. Vou procurar o croqui pois quero escalar em 18/2/2017. Será a minha primeira vez, no Cão Sentado.

    ResponderExcluir