Quem sou eu

Minha foto
Caros amigos,o objetivo do Blog é compartilhar informações, opiniões e experiências sobre escaladas e divulgar o incrível potencial que a região de Nova Friburgo possui para a prática desse esporte. Disfrutem, deixem comentários e compartilhem sempre que quiserem suas aventuras pelo mundo afora! Sejam sempre muito bem-vindos! Um forte abraço e boas escaladas!!!

PARCEIROS

PARCEIROS
ANUNCIE NO BLOG

Serviços de guia de escaladas e caminhadas em NF.

Serviços de guia de escaladas e caminhadas em NF.
Serviços de guia de escaladas e caminhadas em NF

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Gardenol Pedra da Catarina Mãe


          Galera queria agradecer a colaboração dos escaladores Friburguenses em estarem colaborando com o nosso blog para estarmos divulgando nossa história e as escaladas dessa cidade que não é o Rio de Janeiro mas também é maravilhosa.
          Esta semana recebi do escalador Alexandre Wenderroschy, o croqui da via Gardenol 5 VI (A1/VIb) D2 E3 (300 m), que fica na Pedra da Catarina Mãe, e não constava em nossos registros muito obrigado Alexandre pela colaboração.






































         


  É extremamente importante a participação de todos para mantermos nossos registros das vias e croquis atualizados e estaremos sempre de braços abertos para recebermos informações, correções, criticas e elogios!
Léo Amorim.....


quinta-feira, 24 de maio de 2012

CAMPANHA ARTE DO CLIMB


Galera a 4climb criou uma nova campanha para poder desbravar a criatividade dos escaladores pelo Brasil afora.

CAMPANHA ARTE NO CLIMB
A nova promoção da 4climb "Arte do climb" tem como objtivo deixar a criatividade dos escaladores fluir em cima do chalk Block. A arte pode ser de produto com ou sem a embalagem.

Segue abaixo as regras e premiações.......................

Como participar da campanha:
1º passo – Faça uma arte em cima do Chalk Block da 4climb, a arte pode ser elaborado com o produto com embalagem ou sem embalagem.
2º passo – Tire uma foto de boa qualidade da sua arte.
3º passo – Envie a foto para o email 4climb@4climb.com.br com o seu nome completo até o dia 15 de junho de 2012.
4º passo – Nossa equipe irá postar a foto no Facebook
da 4climb













domingo, 20 de maio de 2012

Novo projeto na pedra da Benfica – Nova Friburgo

    Pedra da Benfica – N.F.

 Mais um projeto e desta vez, na pedra da Benfica. Sei que muitos escaladores de Friburgo nunca ouviram falar deste local, mas tenho certeza que de agora em diante as novas gerações irão ouvir falar e muito deste paraíso da escalada.

    Fenda em diagonal para direita vista do pasto.

A pedra tem um potencial imenso para a prática de escaladas nos mais variados estilos, além de Boulders alucinantes. Ela já conta com três projetos em andamento que podem chegar a mais de 300 m.


  A mesma fenda vista da base da via

          Um dos projetos está sendo conquistado pelos escaladores André Rodrigues, Thiago Rimes e Leonardo Amorim chamado Galo da Serra. E um outro projeto iniciado pelo escalador Barão do Rio de Janeiro e agora, a enorme fenda em diagonal para a direita.

Léo no início da conquista.

Neste novo projeto fomos sem compromisso para a pedra da Benfica dar mais uma investida no projeto Galo da Serra, que já está com mais de 150 m e ainda não chegamos na metade da parede.

  Gui na primeira parada no enorme plator.

             Quando chegamos na pedra, para nossa tristeza, a parede estava molhada e para não perdermos a viagem resolvemos dar uma olhada na  enorme fenda em diagonal para a direita que parecia ser bem negativa e a parede estava seca, mas o costão para chegar na base estava um sabão.

  Guilherme batendo o primeiro grampo da via.


            Foi realmente uma ralação vencer aquele costão molhado entre os gravatás, mas a cada metro que avançávamos a fenda ficava cada vez mais linda.
Quando chegamos na base que pudemos ver a quantidade de agarras e linhas alucinantes para futuras vias. 

Léo na primeira parada analisando o início da fenda  e escolhendo uma das peças para proteger a mesma

            Comecei guiando uma parede antes de um enorme plator toda em móvel e com muito cuidado devido a grande quantidade de pedras e lacas soltas até que cheguei no plator, que para minha surpresa dava para dormir umas cinco pessoas ou mais.

 


 















 Léo saindo em artificial no início da primeira fenda da via.

Após armar uma parada em móvel, Gui saiu para bater o primeiro grampo na base da primeira fenda para garantir o nosso rapel uma vez que já era 15h40min e o tempo estava realmente instável. Com a primeira proteção fixa pronta, dei início a investida da primeira fenda.

    Léo na conquista da primeira fenda.

 
Logo no inicio da fenda pude perceber que ela era incrível e as proteções todas ficavam “bombas”. Como estava conquistando, com muito peso e o tempo curto, fui guiando a primeira parte da fenda meio que em livre e meio em artificial. Tinha hora que ficava até em dúvida de qual peça usar, já que todas ficavam perfeitas.

  Léo saindo em livre para dominar um plator.  
 
Segui limpando a fenda e progredindo o mais rápido que conseguia sabendo que a noite estava próxima.
Fui em diagonal para a direita e quando cheguei no final da primeira parte da fenda parei para bater uma chapa protegendo a passagem de uma fenda para outra.

                Léo já equalizado batendo uma chapeleta.

Uma vez equalizado comecei a sequência de marretadas para abrir o furo para fixação da chapeleta e após fixada passei um malhão e desci até o plator para dar segue para o Gui limpar a primeira fenda. 
Após Guilherme limpar a via, já na penumbra, fizemos o rapel da primeira parada e tivemos que descer o costão dos gravatás à noite com as lanternas de cabeça.
            Quando chegamos no pasto foi só alegria e satisfação de um dia intenso de escalada e exploração.
  
    Guilherme Barreto na primeira parada da via no enorme plator.

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Abertura da trilha para as vias esportivas da pedra da Catarina Mãe


    Pedras da Catarina Filho e Mãe.


Aviso importante: Está aberta a trilha para as vias esportivas da pedra da Catarina Mãe.

É isso ai galera, nesta última semana eu e um dos meus parceiros de escaladas Guilherme Barreto, estivemos na pedra da Catarina Mãe para escalar nas vias esportivas e tivemos duas surpresas: uma era que a trilha estava muito abandonada e fechada e outra é que haviam duas novas vias esportivas no setor.


   Guilherme em cima do Boulder da árvore e o visual da cidade de Nova Friburgo.

Já faziam seis anos que eu não escalava neste setor que eu e o Thiago Rimes “ Mister” tivemos o prazer de descobrir, em 1999, após uma queimada que castigou toda a pedra. Pudemos ver pela primeira vez as paredes avermelhadas e negativas deste setor, uma vez que a pedra da Catarina Mãe só contava com vias tradicionais de aderência com agarras.

    Setor esportivo da Pedra da Catarina Mãe.


Na ocasião, caminhamos em linha reta entre as cinzas e carvões e quando chegamos na base ficamos impressionados com o potencial do setor e abrimos as vias: Menino Carvoeiro, nem precisa falar o motivo do nome, V E2 (15 m), Virada V+ E1 (8 m) e a Variante Estalagmite VI  E2 (7 m).

Croquis das vias do setor esportivo da Pedra da Catarina Mãe.

Em seguida os escaladores Bruno Heringer e André Rodrigues abriram a via: O velho Lenhador VIIb E1 (10 m).  No mesmo ano Eu, Bruno e Mister abrimos uma via bem na negativa do setor e não podíamos acreditar que ela havia saído toda em livre, era a via Tatu Doidão VIIIb E1 (18 m). Esta, sem dúvida, era uma linha muito bonita e estética, começando em um pequeno teto e após vencer o plator ela seguia em um negativo alaranjado alucinante. 


    Gui na tentativa da Dona Encrenca IX b.


No ano seguinte foi aberta, por Leandro Nogueira, o primeiro nono grau da pedra da Catarina Mãe que na verdade é um IX b E1 (15 m). Esta, começa no inicio da Tatu Doidão e entra em um lance de boulder, bem difícil para dominar o plator e seguir por uma parede bem noventa e levemente negativa toda em grampos de 1∕2”.

Durante muito tempo não ouvi falar em aberturas de novas vias neste setor, mas para minha surpresa e enorme felicidade quando chegamos para escalar após aquela ralação de abertura de trilha, nos deparamos com duas novas vias esportivas.

     Léo na tentativa de uma das vias novas, à esquerda da Menino Carvoeiro

 Uma à direita da Dona Encrenca que começa com uma chapeleta antes do plator e segue pegando uma laca onde há mais uma chapeleta e segue reto numa parede bem noventa e levemente negativa com mais três chapas e um grampo para rapel. A outra via que está à esquerda da Menino Carvoeiro começa com um grampo ao lado da laca em forma de 7 e segue reto com mais 3 grampos.

               Boulder da Árvore V 2

   

OBS: Galera gostaria muito da ajuda de vocês para mantermos os registros das vias da Pedra da Catarina Mãe atualizados e gostaria que se alguém soubesse os nomes das duas vias, Grau, tamanho, quem são os conquistadores e quando as vias foram abertas eu agradeceria muito a colaboração dos escaladores de Nova Friburgo. Assim manteremos nossa croquiteca sempre atualizada. Desde já agradeço a colaboração de todos e boas escaladas. 

                Gui na base do Boulder “O Mumdo Não me Quer”.

Depois de tentarmos as vias Dona Encrenca e tentarmos a via nova a esquerda da Menino Carvoeiro, limpamos a base do boulder “ O Mundo Não me quer” e ficamos brincando neste que sem dúvida é um dos boulders mais alucinantes de Friburgo.



    Gui no Boulder “O Mundo Não me quer” V4.

Voltamos para casa satisfeitos pelas surpresas e com a trilha aberta. Galera estou disponibilizando um croqui geral do setor das vias esportivas e um mapa da trilha para se chegar neste setor. Agora é só ir lá e sempre que puderem dêem sua contribuição para mantermos este e outros setores de escaladas acessíveis..........................   


Mapa da trilha para o setor esportivo da Pedra da Catarina Mãe.